A vila de Odemira recebe neste fim de semana, dias 27 e 28 de setembro, um ciclo de programação artística que coloca “em diálogo e colisão” obras de dança, artes visuais, teatro, performance e música, com o objetivo “de contribuir para dinamizar e enriquecer a vida cultural” local.
A iniciativa DEBATABERTO – Artes em Cruzamento vai decorrer no cineteatro Camacho Costa, numa organização da associação cultural Debataberto com o apoio da Direção Geral das Artes, da Câmara de Odemira e rádio Antena 2.
Segundo a associação, “a programação inclui e cruza várias disciplinas, universos e linguagens”, apresentando “obras de autores de referência com presença regular em teatros, centros de arte e festivais nacionais e internacionais”.
“Todas as apresentações são de entrada gratuita e um convite ao público para experiências em torno da arte como lugar de encontro, descoberta e reflexão”, acrescenta a mesma fonte.
A iniciativa arranca na tarde de sábado, 27, pelas 14h00, com a performance/teatro de realidade “O Centro do Mundo”, de Ana Borralho e João Galante, “que explora o impacto da infiltração das tecnologias da comunicação nas esferas mais íntimas da nossa identidade e existência”. A sessão repete-se às 16h00 e, no domingo, 28, às 14h00, 16h00 e 18h00.
Mais à noite, pelas 21h30, terá lugar um concerto e diaporama do músico Norberto Lobo e do fotógrafo António Júlio Duarte, “num inédito diálogo que cruza em palco o som e imagens destes dois criadores”.
O programa do evento DEBATABERTO – Artes em Cruzamento inclui ainda a apresentação da vídeo-instalação “África fantasma”, de João Samões, entre as 14h00 e as 19h00 de ambos os dias.
Ao longo dos dois dias, o cineteatro Camacho Costa também terá expostos, para divulgação e consulta, livros das editoras Pierre Von Kleist e Orfeu Negro sobre os trabalhos de Ana Borralho & João Galante e António Júlio Duarte.