Arte sacra ganha museu em Ferreira

Arte sacra ganha

O novo Museu de Arte Sacra de Ferreira do Alentejo, instalado na Igreja da Misericórdia, situada no centro da vila, abre portas esta segunda-feira, dia 1 de Dezembro.
O espaço vai dar a conhecer o espólio da Santa Casa da Misericórdia local e a história assistencial e hospitalar no concelho desde o século XV até aos dias de hoje, tendo nascido de um protocolo entre a autarquia e a Misericórdia.
O investimento está avaliado em cerca de 600 mil euros e contou com uma comparticipação de 85% por fundos comunitários, através do InAlentejo, tendo implicado a adaptação da igreja a espaço museológico, assim como a recuperação, conservação e restauro do monumento, e a instalação de equipamento e mobiliário expositivo adequado.
“Este museu de arte sacra é algo diferente dos existentes na região”, garante ao “CA” o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, destacando o facto de o espaço ser totalmente acessível, com “um discurso e percurso museológicos inclusivos que fazem dele um museu para todos”.
“As barreiras físicas e de comunicação não existem aqui, tornando-o no único museu de arte sacra onde pessoas com problemas visuais ou de locomoção podem, de forma adequada e confortável, aceder aos conteúdos museológicos disponíveis”, acrescenta o autarca Aníbal Reis Costa.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima