O livro 100 Anos de AFBeja, da autoria do jornalista Carlos Pinto, diretor do “CA”, e editado pela Associação de Futebol de Beja, foi apresentado nesta sexta-feira, 7, numa sessão que decorreu em Ourique.
Na ocasião, o autor reconheceu ter sido “uma honra e um orgulho poder resumir em livro aquilo que foi um século de história do futebol e do futsal na região”.
Já o presidente da AFBeja, Pedro Xavier, aproveitou a ocasião para lembrar que o futebol, mais que um jogo, “é um reflexo vivo da sociedade, um espelho das nossas vivências, das nossas lutas, mas também do nosso sucesso”.
“Pretendemos com esta obra destacar não só o desenvolvimento e a importância do movimento associativo, que culminou com a fundação da AFBeja, mas também o serviço e contributos prestados por esta entidade ao longo destes 100 anos”, acrescentou.
Também presente na cerimónia, o autarca ouriquense, Marcelo Guerreiro, destacou o papel dos municípios na promoção da “atividade desportiva e cultural” na região e elogiou o papel dos dirigentes desportivos.
“Muitas das vezes são os primeiros a serem criticados, a ser atacados, mas também são sempre os primeiros a no dia seguinte estarem presentes e darem uma vez mais o contributo de si”, frisou Marcelo Guerreiro.