"Andalusíadas" promove parceria entre Alentejo, Algarve e Andaluzia

"Andalusíadas" promove parceria entre Alentejo

O Plano Estratégico de Acção para a Cooperação Transfronteiriça da euroregião formada pelo Alentejo, Algarve e Andaluzia (EuroAAA) entre 2014 e 2020 é apresentado esta terça-feira, 4, em Évora, durante a terceira edição das “Andalusíadas”.
Fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explica ao “CA” que o novo plano servirá para nortear “as acções e projectos a desenvolver naquele horizonte temporal pelos actores da cooperação transfronteiriça da Euroregião”.
As “Andalusíadas”, promovidas pela CCDR do Alentejo, são um “marco importante para o conhecimento e promoção da Euroregião” e para a apresentação e debate de ideias de interesse comum, sendo que este ano o tema em destaque serão “As pontes que nos unem ao futuro”.
A sessão inaugural está agendada para as 11h00, contando com as presenças de António Dieb (presidente da CCDR do Alentejo), Elvira Saint-Gerons Herrera (secretária-geral de Acción Exterior de la Junta de Andalucía – Espanha) e de David Santos (presidente da CCDR do Algarve e da EuroAAA).
Segue-se, às 11h30, o debate em torno do tema "A estratégia regional e a perspectiva da Europa no horizonte 2014-2020", moderado por David Santos e durante o qual será apresentado o Plano de Acção para a Cooperação Transfronteiriça Alentejo-Algarve-Andaluzia.
A discussão contará com a intervenção de Juan Requejo Liberal (coordenador da elaboração do PACT-A3, instrumento estratégico para a cooperação).
Às 12h00 discute-se a temática "Perspectivas Europeias para a Cooperação Territorial no Horizonte 2020", com Martin Guillermo-Ramirez (secretário-geral da ARFE), e para as 13h00 está agendada a apresentação pública do novo Caderno de Receitas de Azeite do Alentejo, Algarve e Andaluzia, que conta com a palestra de Juan Infante (secretário-geral da Federación Andaluza de Cofradías
Vínicas y Gastronómicas) sobre o papel da gastronomia mediterrânea "ao serviço da saúde e da economia
regional".
A terceira edição das "Andalusíadas" termina com um almoço-volante de degustação de receitas de azeite do Alentejo, Algarve e Andaluzia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima