Os trabalhos para cumprir os requisitos de certificação do aeroporto de Beja estão "em fase final" e o processo deverá ficar concluído no primeiro trimestre de 2012, revelou esta quinta-feira, 13, fonte da ANA – Aeroportos de Portugal citada pela Agência Lusa.
Segundo o porta-voz da empresa pública responsável pela gestão dos aeroportos nacionais, o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) definiu um conjunto de requisitos para que a Base Aérea (BA) 11, de Beja, que é usada pelo aeroporto, "pudesse receber voos civis comerciais".
"Os trabalhos para o cumprimento dos requisitos estabelecidos" com vista à utilização permanente da infra-estrutura aeronáutica da BA 11 pela aviação civil "estão em fase final de execução" e deverão ficar concluídos "durante o primeiro trimestre de 2012" e, após a conclusão, o INAC pode emitir o certificado, assegura Rui Oliveira.
O facto de a cerificação do aeroporto de Beja não estar totalmente concluída, acrescenta, "não obsta" a que possam ser realizadas operações de voos civis comerciais, que, até à conclusão da certificação, "têm de ser objecto de autorização pontual por parte do INAC".
Nesse âmbito, Rui Oliveira afiança que o aeroporto baixo-alentejano poderá receber já no próximo ano operações de voos <i>charter</i> destinadas a transportar turistas da Alemanha e da Holanda para a região.
Segundo este responsável, a focalização nos mercados alemão e holandês está a ser desenvolvida "com vista à materialização de operações" de voos <i>charter</i> para o aeroporto de Beja no Verão da Associação Internacional de Transporte Aéreo, que vai de Março a Outubro.
Antes disso, já nestes meses de Outubro e Novembro, o Grupo Vila Vita vai realizar oito voos entre o aeroporto alemão de Estugarda e o de Beja para transportar clientes do grupo para a sua unidade hoteleira no concelho de Beja, a Herdade dos Grous.
