O futuro da gestão pública da água vai estar em discussão nesta quarta-feira, 14, durante uma reunião em Beja entre a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, e o novo presidente do conselho executivo da AMGAP – Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública, o autarca ouriquense Marcelo Guerreiro.
Segundo o edil, “este encontro insere-se no acompanhamento institucional da parceria intermunicipal para a gestão pública da água”, tendo como principais objetivos “a discussão do futuro da parceria, o financiamento dos investimentos necessários ao sistema e a definição de uma visão estratégica de médio e longo prazo para o setor”.
“A AMGAP irá transmitir à tutela a preocupação dos municípios associados quanto à necessidade de garantir investimentos estruturantes, indispensáveis à modernização das infraestruturas, à sustentabilidade ambiental e à qualidade do serviço prestado às populações”, acrescenta.
Marcelo Guerreiro refere ainda que os municípios que integram a AMGAP “encaram esta reunião com a expectativa de que o Governo assuma compromissos claros e concretos, assegurando previsibilidade, estabilidade e condições financeiras adequadas para o futuro da gestão pública da água, num contexto cada vez mais exigente em termos climáticos, económicos e sociais”.
A reunião está agendada para as 16h00 e vai decorrer na sede da CIMBAL, em Beja, contando ainda com a presença de membros da administração das empresas Águas Públicas do Alentejo e Águas de Portugal.












