Alunos de Odemira premiados em concurso científico nos EUA

Alunos de Odemira premiados em concurso científico nos EUA

Seis alunos do Clube de Ciências – Bigeo da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, foram distinguidos com as medalhas de prata e de bronze na “Genius Olympiad 2012”, competição mundial de projectos científicos escolares no âmbito do ambiente, que decorreu entre os dias 24 e 29 de Junho em Nova Iorque (EUA).
Durante a competição foram avaliados 248 trabalhos realizados em mais de 30 países, tendo o projecto “Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos em Odemira”, concebido pelos alunos Lúcia Martins, Daniel Silva e Marlieke Pronk, ganho a medalha de prata.
Por sua vez, o projecto “Recuperação de áreas invadidas por <i>Acacia longifolia</i> em Odemira”, de Ana Correia, Milene Ramires e Mónica Raposo, recebeu uma medalha de bronze.
Ambos os projectos foram coordenados pela docente Ana Paula Canha, sendo que o primeiro teve como objectivo estudar a influência da acácia na biodiversidade dos ecossistemas ribeirinhos.
Já o outro trabalho investigou as formas de controlar o reaparecimento do acacial na área recentemente cortada, nas dunas do litoral de Odemira, onde ameaçava uma planta endémica muito rara, a <i>Plantago almogravensis</i>.
Depois do “brilharete” alcançado nos EUA, Lúcia Martins, Daniel Silva e Marlieke Pronk irão representar Portugal na 24ª edição do Concurso Europeu para Jovens Cientistas, que decorrerá entre 21 e 26 de Setembro em Bratislava, capital da Eslováquia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima