Alunos de Castro Verde ganharam festival no Porto

Alunos de Castro Verde

Um filme realizado por três alunos de Castro Verde venceu o PortAnima 2015 – Festival de Cinema de Animação para Escolas, na categoria do terceiro ciclo do ensino básico.
“O professor [Joaquim Rosa] ligou-me e eu depois disse-lhes [que tínhamos ganho]. Ficámos todos muito felizes, foi óptimo”, confidencia ao “CA” Joana Peres, 13 anos, natural de Castro Verde e aluna do 8º ano na EB 2,3 Dr. António Colaço.
“Só soubemos que estávamos inscritos no concurso em Novembro e foi uma surpresa”, acrescenta o colega Kevin Gonçalves, 14 anos, de Entradas.
“Vimos o nosso trabalho compensado, foi bom”, complementa Patrícia Penas, 13 anos, da Estação de Ourique.
“O solo sustenta a vida” é o título do filme que juntou o esforço e talento dos três jovens.
Um trabalho que começou no último ano lectivo, 2014-2015, no âmbito de mais uma edição do 100 Cenas, festival de cinema e multimédia que o Agrupamento de Escolas de Castro Verde promove de dois em dois anos. E tudo foi feito em tempo recorde, numa verdadeira corrida contra o relógio!
“Eu fiz as animações num programa que está instalado aqui na escola. Depois eles fizeram um poema e foram à rádio da Secundária gravar. Depois o professor Joaquim [Rosa] juntou tudo”, lembra Joana.
“No fundo, juntámos várias ideias”, observa por seu lado Patrícia, ao que Kevin acrescenta: “A gente não tinha muitas rimas para fazer o poema e depois a Joana tinha de adaptar o desenho ao poema. Não foi nada fácil”.
O certo é que o resultado final foi excelente: o filme ganhou no Festival 100 Cenas e agora no PortAnima 2015.
Daí que os três alunos não escondam que esta é uma experiência repetir no futuro (quase) imediato.
“Gostava muito, pois este foi bastante divertido”, assume Kevin. “Vai haver outro concurso do ‘100 Cenas’ e quero participar”, garante Joana. “Estamos motivados”, reforça Patrícia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima