Alqueva: Regantes elogiam água mais barata

Alqueva: Regantes

A Federação Nacional dos Regantes (Fenareg) elogia a redução dos preços cobrados pela água do Alqueva aos regantes directos para valores equiparados aos praticados noutros perímetros de rega do país.
Os novos preços foram anunciados na passada semana, em Beja, pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e na opinião da Fenareg contribuem “para a viabilidade do regadio de Alqueva, proporcionando melhores condições de competitividade para os regantes do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA)”.
No que toca aos valores a cobrar aos regantes indirectos, a Fenareg considera que estes ficaram “aquém das expectativas”.
De acordo com a Federação, “com o terceiro ano consecutivo de seca, as albufeiras destes perímetros registam valores críticos de armazenamento e o recurso a Alqueva para recarregar as barragens torna-se vital, estando em risco 30.000 hectares de regadio”.
“O preço anunciado para esta situação ficou aquém das expectativas, mas estamos convencidos que haverá abertura para viabilizar este recurso, num contexto agravado por situações excepcionais e para encontrar soluções que permitam reduzir esses custos”, acrescentam os regantes.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima