Alqueva em teste de viabilidade de sistema de turismo sustentável

Alqueva em teste de viabilidade

A zona de Alqueva foi um dos 10 destinos turísticos que participaram no teste de viabilidade do Sistema Europeu de Indicadores de Turismo (ETIS).
O projecto é desenvolvido pela Comissão Europeia e será apresentado esta sexta-feira, 22, em Lisboa.
“Quando o sistema estava a ser desenvolvido foi necessário escolher um conjunto de destinos que testasse, na primeira fase, a sua viabilidade e o Alqueva foi um dos escolhidos”, disse à Agência Lusa Apolónia Rodrigues, que trabalhou no desenvolvimento do sistema.
O ETIS, desenvolvido pela Tourism Sustainability Group (Grupo de trabalho para Turismo Sustentável) da Comissão Europeia, já foi lançado em Bruxelas (Bélgica) e vai ser apresentado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAD), em Lisboa.
Além da zona de Alqueva, testaram a viabilidade do sistema Cornwall (Reino Unido), Durbuy (Bélgica), Florença (Itália), Maastricht (Holanda), Soomaa National Park (Estónia), Calvià (Espanha), St. Tropez (França), Oetztal (Áustria) e Brasov (Roménia).
O novo mecanismo de apoio à gestão de destinos vai facilitar a “troca de informação e o desenvolvimento de acções de benchmarking (indicadores das melhores práticas) entre os vários destinos”, destacou Apolónia Rodrigues, membro do Tourism Sustainability Group e coordenadora da Reserva Dark Sky Alqueva.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima