Almodôvar aprova a extinção das freguesias de Gomes Aires e Graça dos Padrões

Almodôvar aprova a extinção das freguesias de Gomes Aires e Graça dos Padrões

As freguesias de Gomes Aires e da Senhora da Graça dos Padrões, ambas no concelho de Almodôvar, vão ser agregadas nas freguesias de Santa Clara-a-Nova e Almodôvar, respectivamente.
A decisão foi aprovada no final da passada semana, em sessão da Assembleia Municipal, sendo o concelho almodovarense o primeiro do Baixo Alentejo a concluir o processo iniciado no âmbito da reforma administrativa das autarquias locais promovida pelo Governo PSD/ CDS-PP.
A proposta aprovada prevê a agregação da freguesia de Gomes Aires à de Santa Clara-a-Nova, ficando este território a ser designado como União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, com sede na primeira localidade.
Já a agregação da freguesia de Senhora da Graça dos Padrões a Almodôvar dará a origem à União de Freguesias de Almodôvar e Senhora da Graça dos Padrões, com sede na vila de Almodôvar.
“A pronúncia da Assembleia Municipal respeita inteiramente o sentido das populações”, revela o presidente da Assembleia Municipal de Almodôvar, Francisco Teixeira, garantindo que todo o processo foi acompanhado e participado pelas populações das freguesias em causa.
“Decidimos consultar as populações dessas duas freguesias, explicando o que estava em causa em reuniões muito participadas. Uma grande maioria da população dessas freguesias esteve presente nas reuniões que fizemos, onde foram apresentadas as alternativas de agregação àquelas freguesias com as freguesias limítrofes, explicando o que se passava, as vantagens e desvantagens, e a sustentabilidade das próprias freguesias. Depois perguntámos qual a hipótese que consideravam mais útil, as populações responderam e nós elaborámos a pronúncia da Assembleia Municipal”, diz.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima