Almodôvar “revive” época dos Descobrimentos

Almodôvar “revive”

Almodôvar vai viajar no tempo e regressa este fim-de-semana à época dos Descobrimentos, quando os portugueses lançaram as naus ao mar e deram “novos mundos ao mundo”.
Entre esta sexta-feira, 16 de Maio, e domingo, 18, a vila recebe o 10º Mercado Medieval, este ano dedicado ao tema “Mar Tenebrum” e ao imaginário tardo-medieval daquela época, “levando” para Almodôvar personagens grotescas e seres fantasiosos, numa autêntica luta “entre o Bem e o Mal”.
“O mercado medieval é importantíssimo para o concelho e vai ser um fim-de-semana em grande para Almodôvar, onde esperamos muitos visitantes”, revela ao “CA” António Bota, presidente da Câmara Municipal, que organiza o evento.
Com entradas gratuitas, o Mercado Medieval de Almodôvar celebra este ano uma década de existência e apresenta algumas novidades, nomeadamente actividades para os mais novos e um grandioso espectáculo equestre na noite de sábado, 17 de Maio.
“O evento será alargado a mais áreas da vila, estendendo-se desde a Praça da República até ao antigo convento, além das ruas transversais a esta rua principal”, revela António Bota.

Bem contra o Mal
A 10ª edição do Mercado Medieval de Almodôvar arranca no dia 16 de Maio (sexta-feira), às 16h00, com um cortejo pelas ruas e praças do burgo, comeres tradicionais e beberes frescos nas tabernas e botequins, leitura da Carta Régia, juízo dos heréticos e o sermão do pregador. Mais à noite terá lugar o espectáculo “Mandrágora”, com malabares de fogo, e às 24h00 uma ronda dos beleguins pelos tendeiros.
No dia 17 de Maio (sábado), a feira abre às três da tarde, com o cortejo régio pelas ruas do burgo, provas de arco e um encontro de trovadores. Ao longo do dia haverá ainda a recriação de um contrato de casamento sefardita, o anúncio de banhos e animação com bobos, histriões, bufões, trampolineiros, saltimbancos, acrobatas e malabaristas. E já de noite é apresentado, junto ao antigo convento de Nossa Senhora da Conceição, o espectáculo equestre “O Unicórnio”, seguido das “novas” de Pero da Covilhã sobre os usos da Abissínia e o festim sarraceno, e de uma ronda do aguazil pelo terreiro da feira.
O 10º Mercado Medieval de Almodôvar termina a 18 de Maio (domingo), dia em que a partir das 15h00 haverá novo cortejo régio, um cortejo de cavaleiros, jogos reais (onde será feito “o anúncio dos banhos de el-Rei D. Manuel I com a segunda Infanta dos Reis Católicos, Dona Maria de Aragão e Castela”), a outorga pelo rei da Carta de Foral a Almodôvar “pela edição especial dos 10 anos de recriação histórica no burgo” e um torneio a cavalo “entre o Bem e o Mal”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima