Almodôvar recebe encontro da rede PROVERE

Medronhos

Refletir sobre os modelos de governação e as práticas que potenciam o desenvolvimento territorial sustentável é o objetivo do II Encontro Rede PROVERE 2030 – Governação, Execução e Impacto Territorial, que se realiza nesta quarta-feira, 21, em Almodôvar.

A iniciativa é promovido pela Autoridade de Gestão do programa operacional regional Alentejo 2030 em parceria com a autarquia local.

Segundo o Alentejo 2030, em comunicado enviado ao “CA”, “o evento destina-se a refletir sobre os modelos de governação e as práticas que potenciam o desenvolvimento territorial sustentável, reunindo representantes institucionais, especialistas e agentes do território”.

“O encontro permitirá promover o diálogo sobre o papel da governação na valorização dos recursos endógenos e na criação de impacto económico, social e cultural”, acrescenta a mesma fonte.

Também em comunicado, a Câmara de Almodôvar lembra que lidera a Estratégia de Eficiência Coletiva “Território Regenerativo: Agrofloresta Multifuncional”, no âmbito do Alentejo 2030, aprovada em abril de 2025.

“A EEC visa promover a regeneração ambiental, económica e social do território, através da implementação de sistemas agroflorestais multifuncionais, resilientes e economicamente viáveis”, explica o município.

O II Encontro Rede PROVERE 2030 – Governação, Execução e Impacto Territorial vai decorrer ao longo do dia, sendo que pela manhã, a partir das 10h00, terá lugar uma reunião das entidades líderes das estratégias PROVERE no Convento de Nossa Senhora da Conceição.

De tarde, pelas 14h00, a iniciativa “muda-se” para  cineteatro municipal, com a sessão de abertura institucional, seguindo-se uma conferência dedicada ao papel da governação no desenvolvimento territorial e workshops temáticos centrados na cultura “enquanto recurso económico e identitário e nas práticas regenerativas como valorização dos recursos endógenos”.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima