Concertos, conferências, peças de teatro, apresentações de livros e muito mais são alguns dos destaques de mais uma edição do Escritas do Sul-Festival da Língua Portuguesa, que vai decorrer entre esta quinta-feira e domingo, dias 17 e 20 de Outubro, na vila de Almodôvar. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal local e pretende, acima de tudo, celebrar a Língua Portuguesa “nas suas mais diversas expressões e vertentes” e, também, a Escrita do Sudoeste, que remonta ao ano de 2.500 a.C. e cujos principais vestígios foram descobertos no concelho.
O festival Escritas do Sul 2019 arranca nesta quinta-feira, 17 de Outubro, sendo que na sessão de abertura, agendada para as 14h30 no Fórum Cultural, vão estar o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, a vereadora Ana Carmo, e a directora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
Depois, o mesmo local recebe as conferências “Grupos étnicos e identidades na Idade do Ferro do Sul da Península Ibérica: Os textos clássicos e o registo arqueológico” (15h00), “Sobre as primeiras tentativas de interpretação da Escrita do Sudoeste (Século XVIII e XIX)” (15h45) e “Luís Figueira, de Almodôvar à Foz do Amazonas” (17h00). De noite, pelas 21h30, há música no cine-teatro municipal com a Orquestra Clássica de Almodôvar.
O evento continua na sexta-feira, 18, dia que começa com a acção de promoção do interculturalismo “Livres e Iguais”, com participação do cantor Carlão, no cine-teatro municipal (10h00). Ainda durante a manhã, mas também de tarde, haverá sessões de contos infantis com Luzia Rosário na Biblioteca Municipal.
Às 14h00 a envolvente ao Fórum Cultural recebe a iniciativa “Almodôvar ao Vivo”, com Rui Cardoso a desenhar ao vivo, que termina pelas 17h30 com a inauguração do trabalho realizado. Pelas 16h00 há poesia na Biblioteca Municipal e às 21h30 actua, no cine-teatro municipal, a banda “Lucky Duckies”.
Para sábado, 19, está prevista a acção “Música para Bebés”, pela Orquestra Clássica de Almodôvar (10h30 no Fórum Cultural) e depois uma sessão de dança clássica no cine-teatro com os alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (12h00).
De tarde realiza-se uma visita guiada ao Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar (14h30), seguindo-se a apresentação do livro Noélia Ataíde com Bonecas a Contar Histórias de Vida: O Alentejo em Almodôvar no Feminino, de Noélia Ataíde, e a inauguração de uma exposição sobre o mesmo tema (16h30 no Fórum Cultural). E a fechar o dia, às 22h00, a companhia Viv’Arte apresenta, no cine-teatro, uma representação teatral sobre a Escrita do Sudoeste em Almodôvar.
O Escritas do Sul 2019-Festival da Língua Portuguesa termina no domingo, 20. O programa do último dia arranca às 16h00, na Biblioteca Municipal, com a apresentação do livro Poemas de uma Vida, de Otília Ferreira Branco, numa sessão que contará com um momento musical com a Tuna da Universidade Sénior de Almodôvar.
Às 17h00 é inaugurada, no Fórum Cultural, a exposição “12 Poetas, 12 Poemas”, de Rui Santana & Filipe Pilar, dupla que a partir das 18h00 interpreta, no Convento de Nossa Senhora da Conceição, o “Concerto dos Poetas”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde