Almodôvar celebra as “Escritas do Sul”

Almodôvar

Concertos, conferências, peças de teatro, apresentações de livros e muito mais são alguns dos destaques de mais uma edição do Escritas do Sul-Festival da Língua Portuguesa, que vai decorrer entre esta quinta-feira e domingo, dias 17 e 20 de Outubro, na vila de Almodôvar. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal local e pretende, acima de tudo, celebrar a Língua Portuguesa “nas suas mais diversas expressões e vertentes” e, também, a Escrita do Sudoeste, que remonta ao ano de 2.500 a.C. e cujos principais vestígios foram descobertos no concelho.
O festival Escritas do Sul 2019 arranca nesta quinta-feira, 17 de Outubro, sendo que na sessão de abertura, agendada para as 14h30 no Fórum Cultural, vão estar o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, a vereadora Ana Carmo, e a directora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
Depois, o mesmo local recebe as conferências “Grupos étnicos e identidades na Idade do Ferro do Sul da Península Ibérica: Os textos clássicos e o registo arqueológico” (15h00), “Sobre as primeiras tentativas de interpretação da Escrita do Sudoeste (Século XVIII e XIX)” (15h45) e “Luís Figueira, de Almodôvar à Foz do Amazonas” (17h00). De noite, pelas 21h30, há música no cine-teatro municipal com a Orquestra Clássica de Almodôvar.
O evento continua na sexta-feira, 18, dia que começa com a acção de promoção do interculturalismo “Livres e Iguais”, com participação do cantor Carlão, no cine-teatro municipal (10h00). Ainda durante a manhã, mas também de tarde, haverá sessões de contos infantis com Luzia Rosário na Biblioteca Municipal.
Às 14h00 a envolvente ao Fórum Cultural recebe a iniciativa “Almodôvar ao Vivo”, com Rui Cardoso a desenhar ao vivo, que termina pelas 17h30 com a inauguração do trabalho realizado. Pelas 16h00 há poesia na Biblioteca Municipal e às 21h30 actua, no cine-teatro municipal, a banda “Lucky Duckies”.
Para sábado, 19, está prevista a acção “Música para Bebés”, pela Orquestra Clássica de Almodôvar (10h30 no Fórum Cultural) e depois uma sessão de dança clássica no cine-teatro com os alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (12h00).
De tarde realiza-se uma visita guiada ao Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar (14h30), seguindo-se a apresentação do livro Noélia Ataíde com Bonecas a Contar Histórias de Vida: O Alentejo em Almodôvar no Feminino, de Noélia Ataíde, e a inauguração de uma exposição sobre o mesmo tema (16h30 no Fórum Cultural). E a fechar o dia, às 22h00, a companhia Viv’Arte apresenta, no cine-teatro, uma representação teatral sobre a Escrita do Sudoeste em Almodôvar.
O Escritas do Sul 2019-Festival da Língua Portuguesa termina no domingo, 20. O programa do último dia arranca às 16h00, na Biblioteca Municipal, com a apresentação do livro Poemas de uma Vida, de Otília Ferreira Branco, numa sessão que contará com um momento musical com a Tuna da Universidade Sénior de Almodôvar.
Às 17h00 é inaugurada, no Fórum Cultural, a exposição “12 Poetas, 12 Poemas”, de Rui Santana & Filipe Pilar, dupla que a partir das 18h00 interpreta, no Convento de Nossa Senhora da Conceição, o “Concerto dos Poetas”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima