Aljustrel tem a melhor taxa de execução dos PEDU no país

Aljustrel tem a melhor taxa

A Câmara de Aljustrel é o município que, a nível nacional, apresenta a maior taxa de execução das candidaturas ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), com uma taxa de 76%, segundo os últimos dados oficiais revelados em Dezembro de 2019.
O PEDU de Aljustrel prevê um investimento total de mais de seis milhões de euros e o objectivo da autarquia “foi mobilizar todos os esforços para garantir uma boa execução física e financeira das candidaturas aprovadas” e, sobretudo, concretizar os “projectos considerados estruturantes, tendo em vista o desenvolvimento social e económico do concelho”.
“São muitos milhões de euros de investimento público que garantimos para o nosso concelho, com resultados nas áreas sociais, culturais, turismo, urbanismo, património, mas também na promoção do desenvolvimento económico”, vinca o presidente da Câmara Municipal.
Segundo Nelson Brito, “a par da criação de projectos e infra-estruturas, temos desenvolvido um trabalho enérgico de captação de investimento empresarial, assumindo o papel de ‘embaixadores do nosso concelho. Contactámos com muitas empresas e entidades públicas, apresentando Aljustrel como ‘um território amigo do investimento’”.
O edil sublinha ainda que “Aljustrel tem contribuído muito para a melhoria nos indicadores económicos da região”. “Por exemplo, em apenas cinco anos, passámos de 102,7 milhões de euros para 146,8 milhões de euros de exportações”, observa, acrescentando: “Estamos a sentir os efeitos práticos da nossa estratégia no domínio do desenvolvimento económico, social e cultural”.
Também o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo elogia os resultados alcançados pela Câmara de Aljustrel na execução do seu PEDU.
“Posso afirmar que, inequivocamente, o Município de Aljustrel fez um bom aproveitamento dos fundos da União Europeia ao longo deste período de programação, realçando a qualidade dos projectos que foram candidatados ao Programa Operacional Regional Alentejo 2020. Enquanto presidente da comissão directiva do Alentejo 2020, não posso deixar de destacar o desempenho do Município de Aljustrel ao longo deste período de programação, realçando a qualidade dos projetos que foram candidatados ao Programa Operacional Regional Alentejo 2020”, diz Roberto Grilo.
A Câmara de Aljustrel vai publicar e divulgar nesta segunda-feira, 9, uma brochura onde apresentará os resultados das candidaturas apresentadas ao PEDU, bem como de outros projectos e intervenções promovidos por esta autarquia e que têm por base os fundos comunitários.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima