Aljustrel restaura antiga locomotiva mineira

A Câmara de Aljustrel já iniciou os trabalhos de restauro de uma das antigas locomotivas expostas em espaço público na “vila mineira”, tendo em vista “a preservação deste importante ícone”.

“Este importante património móvel, de arqueologia industrial, será, assim, reabilitado” nas “instalações da Câmara Municipal e por trabalhadores do município, seguindo todos os procedimentos necessários à sua recuperação”, sendo depois devolvido “à fruição do público o tão breve quanto possível”, revela a autarquia em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, a intervenção integra o projeto “Trilhos da Memória”, que tem financiamento assegurado através do Turismo de Portugal, no âmbito do programa “Valorizar”.

A Câmara de Aljustrel recorda que a antiga locomotiva, “que faz parte de um conjunto que está na posse desta autarquia, foi instalada, há vários anos, perto do antigo escritório da mina”.

“O objetivo da autarquia ao levar a efeito esta operação, é contribuir para a valorização do património, ajudando à preservação da memória e ao reforço da identidade, mas também tendo em vista a potenciação do turismo e o desenvolvimento do concelho de Aljustrel”, frisa a Câmara Municipal.

Nesse sentido, acrescenta o comunicado, está também “em curso” o processo “de implementação do Centro Interpretativo Ferroviário Mineiro, que ficará instalado junto ao malacate Vipasca”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima