Aljustrel: Requalificação urbana avança no bairro de Vale D’Oca

Aljustrel: Requalificação urbana

A criação de novos espaços de lazer e desportivos no antigo Campo das Minas é uma das intervenções em destaque no projecto de requalificação urbana do bairro mineiro de Vale d’Oca, aprovado esta semana pela Câmara de Aljustrel.
O projecto para este bairro mineiro integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Aljustrel, sendo que a intervenção está avaliada em 580 mil euros. Este valor é financiado a 85% por fundos comunitários, através do Alentejo 2020.
De acordo com a autarquia mineira, liderada pelo socialista Nelson Brito, o projecto de requalificação urbana “pretende promover a qualidade do ambiente urbano no bairro mineiro de Vale d’Oca, respondendo assim à desqualificação e progressiva degradação que caracteriza actualmente os seus espaços públicos”.
Entre as obras a fazer está a requalificação do antigo Campo das Minas, que dará lugar a uma zona de lazer e desporto com um campo de jogos multi-funcional, dois campos de ténis e padel e um campo de jogos tradicionais, além de um ponto de ligação à rede de ciclovias em desenvolvimento, hortas comunitárias e um memorial à história deste recinto desportivo.
O projecto para Vale D’Oca inclui ainda a beneficiação da rede viária existente, construção de passeios, de espaços verdes e de uma rede de drenagem pluvial, novos espaços de lazer, iluminação pública e redes de rega.
A requalificação da área prevê igualmente a renovação das redes de infra-estruturas existentes, que segundo a autarquia “estão envelhecidas ou saturadas e que, como tal, não dão a resposta adequada às exigências de conforto e qualidade de vida actuais”.
Com o projecto para Vale D’Oca a Câmara de Aljustrel conclui a apresentação de todos os investimentos aprovados no âmbito do PEDU, “ficando acima dos 100% contratualizados”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima