Aljustrel recebe jornadas veterinárias do Campo Branco

Aljustrel recebe jornadas

As doenças de caprinos e ovinos estão em destaque esta sexta-feira e sábado, 21 e 22, em Aljustrel, que acolhe as III Jornadas Técnico-Veterinárias do Campo Branco.
A iniciativa é promovida pela Associação dos Médicos Veterinários do Campo Branco com o apoio da autarquia local e vai decorrer no pavilhão do Parque de Exposições e Feiras da vila mineira.
“Queremos juntar médicos veterinários, especialistas e produtores, num grande espaço de debate e de troca de experiências entre profissionais do sector”, revela ao “CA” fonte oficial da organização do evento, sublinhando que ao longo dos dois dias serão promovidos diversos workshops e palestras sobre pequenos ruminantes, tendo em vista “desenvolver e a promover o conhecimento técnico-científico e o enriquecimento profissional” de veterinários e produtores pecuários.
As III Jornadas Técnico-Veterinárias do Campo Branco arrancam oficialmente às duas da tarde desta sexta-feira, 21, mas logo pela manhã têm lugar os workshops “Casos Forenses – Plantas Tóxicas”, com Hélder Quintas, e “Controlo do parasitismo em pequenos ruminantes como serviço de valor acrescenta”, com técnicos da empresa Zoetis.
Durante a tarde estão previstas intervenções de Claudino Matos (sobre melhoramento genético), Fermín Lopez Gallego (nutrição e aproveitamento dos pastos), Ricardo Romão (principais parasitoides em ovinos), André Silva e Rui Cepeda (Sala de ordenha), e Helena Ponte (uso de medicamentos nas explorações pecuárias).
A fechar o primeiro dia de jornadas, tem lugar uma mesa-redonda sobre o tema “Cooperativismo na produção”.
Para sábado, 22, durante a manhã, estão previstas palestras de Pedro Cardoso (medicina de produção), Victor Fernandez (diagnóstico de clostridioses), Miguel Franco (sobre como calcular o custo das mastites num exploração de pequenos ruminantes), George Stillwell (diagnóstico diferencial de sintomatologia nervosa) e Juan Marín (patologias mais frequentes em pequenos ruminantes).
De tarde, será a vez das intervenções de Hélder Quintas (plantas tóxicas), Paulo Orelhas (doenças metabólicas da ovelha no peri-parto) e Juan Marín (paratuberculose), antes da comunicação com as conclusões das jornadas.
Paralelamente ao debate, o pavilhão do Parque de Feiras e Exposições de Aljustrel terá patente uma mostra de produtos e serviços ligados ao sector da medicina veterinária e da pecuária.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima