Aljustrel recebe feira sobre indústria mineira

Aljustrel recebe feira

A primeira edição da Feira Ibérica da Indústria Mineira (FIIM) vai decorrer a partir desta quarta-feira, 29 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições de Aljustrel.
Promovida pela Câmara de Aljustrel, com o apoio da Direção Geral de Energia e Geologia e da Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, a iniciativa inclui no programa a segunda edição das Jornadas Ibéricas do Resgate Mineiro e contará com a participação de diversas empresas relacionadas com este ramo de actividade, que aproveitarão a oportunidade para “partilhar conhecimentos e valorizar o sector”.
“O que se pretende é, sobretudo, dar ênfase e promoção a uma actividade que está em contraciclo” com a economia nacional, sublinha ao “CA” o autarca Nelson Brito, para quem é “muito importante ter uma visão múltipla da vida mineira” e discutir “alternativas futuras e estratégias à volta desta actividade”.
A I Feira Ibérica da Indústria Mineira arranca às 10h00 desta quarta-feira, 29, com a cerimónia de abertura, seguindo-se o fórum técnico “Metso Minerals”, sobre técnicas e equipamentos de moagem e trituração.
Depois de almoço realiza-se um workshop sobre explosivos e as empresas Drillcon e Vianas/ Safescape irão fazer uma apresentação da sua actividade.
Na quinta-feira, 30, destaque para a realização da segunda edição das Jornadas Ibéricas de Resgate Mineiro, que abordará temas como “Fogos em subterrâneos, incêndios em minas, túneis e espaços confinados”, “Resgate mineiro, novos desafios”, “Papel do elemento da brigada”, “Equipamentos de circuito fechado/ Circuito aberto” ou “Cuidados de saúde em emergências”.
Paralelamente, decorrerá uma apresentação sobre trabalhos em altura e avaliação de riscos no resgate mineiro (11h00), nova sessão da Drillcom (15h00) e uma palestra sobre câmaras de refúgio mineiro (16h00).
A feira termina sexta-feira, 31, dia que arranca com um workshop sobre actividades complementares e de apoio à mineração (9h30), seguindo-se o colóquio “Valorizar e Potenciar o Património Mineiro de Aljustrel” (10h00), onde serão apresentados os projectos do futuro Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, que ficará situado em Aljustrel, e de recuperação ambiental da área mineira de Aljustrel.
A FIIM 2013 integra ainda a primeira edição do Troféu Ibérico de Resgate Mineiro, que contará com a participação de cinco equipas: duas portuguesas (da Somincor e da Almina, respectivamente concessionárias das minas de Neves-Corvo e Aljustrel), duas espanholas e uma irlandesa.
A competição terá início às 18h00 de quinta-feira, 30, com a realização do briefing e a prova teórica, enquanto que sexta-feira, 31, se realizam a partir das 9h30 as provas práticas no recinto do Parque de Feiras e na rampa da mina do Moinho.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima