Aljustrel recebe encerramento das comemorações do centenário do Turismo em Portugal

Aljustrel recebe encerramento das comemorações do centenário do Turismo em Portugal

Aljustrel acolhe este sábado, 26, as celebrações do encerramento do centenário do Turismo em Portugal, usando pela primeira vez a Pedreira das Minas para eventos culturais, neste caso um concerto com Vitorino e António Zambujo.
As comemorações do centenário decorrem desde o início de 2010 e vão terminar na vila alentejana, com um programa que inclui uma sessão solene, um desfile de grupos corais, degustação e um espectáculo musical.
Além dos discursos institucionais e da entrega de tributos e prémios pela comissão nacional, irá decorrer uma conferência sob o tema ‘Viagem, Futuro’, seguindo-se “um brinde aos cem anos passados e futuros do turismo em Portugal, com espumante alentejano, num engarrafamento e rotulagem especiais para esta circunstância”.
Ainda segundo a organização, de manhã será inaugurado o primeiro hotel rural do concelho, enquanto que durante a tarde decorrerá um desfile nas ruas da vila de grupos corais para promoção do cante alentejano, estando ainda marcada uma sessão gastronómica intitulada ‘Alentejo Bom Gosto’, organizada na antiga Central de Compressores das Minas.
Para a noite está marcado o espectáculo Raiz Alentejana, que vai aproveitar “inovadoramente e pela primeira vez as condições excepcionais do Parque Mineiro de Aljustrel”.
O cartaz inclui as actuações de Vitorino, António Zambujo, Francisco Naia, Luís Saturnino, Nova Aurora e Ana Vieira (uma das vozes de Rodrigo Leão), “todos com ligações ao Alentejo”.
Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, justificou a escolha de Aljustrel com o “crescimento interessante dos níveis de investimento turístico e de procura na região do Alentejo”.
A opção também se deve por esta ser a “terra-natal” de Manuel de Brito Camacho, o ministro que pela primeira vez em Portugal teve a pasta do Turismo, há 100 anos, e porque em 2012 se completam 150 anos do seu nascimento.
“Será uma oportunidade única para projectarmos o nosso concelho, visto que estarão representadas em Aljustrel muitas entidades de prestígio do sector do turismo a nível regional e nacional, com destaque para os nossos parceiros na iniciativa: a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário do Turismo em Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo”, frisa por seu lado Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima