Aljustrel promove cultura e tradições de Itália

Itália - bandeira em madeira
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

As artes e os sabores da tradição italiana vão estar em destaque este fim-de-semana, 23 a 25 de setembro, em Aljustrel, que recebe mais uma edição do “Festicante… Nós e o Mundo”. O certame é promovido pela Câmara Muinicipal e pretende voltar “a juntar dois povos e duas culturas”.

“O ‘Festicante’ tem como objetivo divulgar a cultura, em particular o cante alentejano, classificado pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade, e contribuir para o diálogo intercultural”, frisa a autarquia em comunicado enviado ao “CA”.

O evento vai decorrer no Parque Desportivo e no Jardim 25 de Abril, no centro da “vila das minas”, e conta com um programa com vários espetáculos musicais, exposições, mostras de produtos e gastronomia.

O “Festicante 2022” abre portas às 19h00 desta sexta-feira, 23, sendo que no primeiro dia está previsto, a partir das 22h00, o espetáaculo “Remember the 80’s & 90’s”, com a banda “Oitentamente” e o DJ Brazoff.

No sábado, 24, o programa tem início pelas 15h00, com a inauguração de uma exposição de fotografia de Nicola Di Nunzio e de artistas ligados ao Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel, seguindo-se uma oficina de confeção de gelados artesanais (15h30) e uma “viagem sensorial” pelos vinhos de Itália (16h00).

À mesma hora tem início um desfile de grupos corais entre a zona do mercado municipal e o Parque Desportivo, seguindo-se a sua atuação no recinto da festa. Vão subir ao palco os grupos “Moços da Talha”, “Margens do Roxo”, “Flores de Primavera”, “Os Cigarras”, de Cantares Femininos de Aljustrel e “Os Mineiros de Aljustrel”, assim como a Tuna de Cante Alentejano de Aljustrel, o poeta aljustrelense “Bagacinha” e a conhecida Io Apolloni, que irá declamar poesia italiana.

Para as 18h30 está prevista uma oficina de pratos e sobremesas italianas e, às 19h00, a atuação do tocador de viola campaniça Paulo Colaço com alguns grupos de cante alentejano.
De noite, o grande destaque vai para o concerto com Luís Trigacheiro (21h30), seguindo-se a banda italiana “Los Carosones” (23h00) e os “Oh My Dog Covers Band” (00h30).

O “Festicante 2022” termina no domingo, 25, dia em que o certame abre às 12h00 e, uma hora depois, recebe uma demonstração e degustação de pizzas e, pelas 13h30, uma oficina de doces italianos.

Durante a tarde há animação musical com a “Bandalheira” (14h00), nova “viagem sensorial” pelos vinhos de Itália (14h30), a atuação do grupo “Nova Aurora” (15h30) e uma oficina de confeção de pizzas (17h30).

Às 18h00 sobe ao palco o espetáculo “Fado, Cante e Tarantela”, com Luís Saturnino, Edgar Baleizão e Donatello Brida, seguindo-se, às 19h30, a banda italiana “Anonima Nuvolari”. A festa termina já de noite, com um concerto de António Caixeiro (21h00).

Opinião

Carlos Pinto

23 de Setembro, 2022

Uma Vergonha para o Estado

Napoleão Mira

23 de Setembro, 2022

A Felicidade

Carlos Pinto

9 de Setembro, 2022

Mina tem futuro

Vitor Encarnação

9 de Setembro, 2022

Setembro

António José Brito

6 de Setembro, 2022

Os desafios de Castro Verde

José Francisco Encarnação

5 de Setembro, 2022

À cerca de… realidades.

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima