Aljustrel cria Centro de Documentação Local

Aljustrel cria Centro

A Câmara Municipal de Aljustrel vai criar o Centro de Documentação Local (CDLA), que será instalado no antigo edifício do Centro de Saúde, no “coração” da vila mineira. A obra, avaliada em quase 1,2 milhões de euros, terá comparticipação comunitária através do Alentejo 2020, depois de ter sido candidatada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Aljustrel.
Fonte municipal explica ao “CA” que o novo equipamento será um espaço “de cultura, de conhecimento (inventariação, classificação e investigação), de promoção e divulgação patrimonial e turística”.
De acordo com a mesma fonte, a obra irá “repôr o edifício principal existente” e “demolir os dois acrescentos feitos numa época distinta”. No volume principal “ficarão localizados todos os gabinetes dos técnicos e respectivos auxiliares ao nível dos recursos humanos necessários para fazerem face ao novo programa deste novo edifício, que contempla um Núcleo de Artes Gráficas e Centro de Documentação”, acrescenta.
Está também prevista a minimização das barreiras arquitectónicas, com a implementação de sistema mecanizado elevatório para pessoas com mobilidade reduzida, e a criação de lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade condicionada. As obras prevêem ainda a requalificação e arranjo paisagístico da zona envolvente ao edifício.
A autarquia sublinha que o CDLA surge integrado “num conjunto de intervenções e numa política coerente de reabilitação urbana e valorização das infra-estruturas e equipamentos na óptica do interesse colectivo”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima