A Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel dinamizou no mês de Junho três acções para sensibilizar os seus funcionários e despertar a comunidade para o problema da violência contra idosos.
“Temos consciência que a violência contra os idosos é algo que está a aumentar substancialmente. Por isso tentámos dar o nosso contributo junto da comunidade em geral e dos cuidadores informais e institucionais, no sentido destes estarem mais capazes e mais alertados para esta problemática”, justifica Manuel Frederico, provedor da Misericórdia de Aljustrel.
Assim, e aproveitando o facto de a 15 de Junho se ter assinalado o Dia Mundial da Consciencialização para a Violência Contra a Pessoa Idosa, uma das acções realizadas pela SCMA foi a elaboração de um folheto informativo sobre o assunto, distribuído nesse mesmo dia no centro da localidade.
Também a 15 de Junho, a estrutura residencial para pessoas idosas da instituição recebeu uma acção de sensibilização sobre o tema com militares da GNR.
E a 21 de Junho, na Biblioteca Municipal de Aljustrel, teve lugar a palestra “Violência contra a pessoa idosa: Prevenir e intervir”, que contou com a participação de técnicas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e foi animada pelas modas alentejanas do Grupo Coral de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde