Alentejo “mostra-se” na Ovibeja

Alentejo “mostra-se” na Ovibeja

Todo o Alentejo deste mundo vai estar reunido no Parque de Feiras e Exposições de Beja, que a partir desta quarta-feira, dia 30 de Abril, recebe a 31ª edição da Ovibeja.
O certame prolonga-se até domingo, 4 de Maio, e longo de cinco dias de grande festa promete mostrar o melhor que os alentejanos fazem e produzem, assim como receber milhares de visitantes vindos de todo a região (e não só).
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho inaugura, às 15h00, a feira, que é promovida pela ACOS – Agricultores do Sul e tem este ano como tema central o mote “Terra Fértil”, dando a conhecer os inúmeros projectos, produtos e serviços inovadores que marcam o dia-a-dia da agricultura alentejana.
“Esta é uma outra fase que estamos a passar aqui no Alentejo. É a modernização das explorações agrícolas, com novas culturas, mas muitas vezes voltando ao que era antigamente”, sublinha o presidente da ACOS e da comissão organizadora da feira, Manuel Castro e Brito.
A exposição temática e interactiva “Terra Fértil” vai estar patente ao público no pavilhão “Sabor Alentejo” todo os dias, das 11h00 às 23h00, e compreende, além de produtos inovadores, projectos de investigação e de inovação, agricultura de precisão e factores de produção, assim como associações, cooperativas e outras entidades ligadas à gestão de infra-estruturas.

De tudo para todos
Paralelamente à iniciativa “Terra Fértil”, e tal como em 2013, um dos destaques da 31ª edição da Ovibeja será o “Campo da Feira”.
Na prática, trata-se de um campo agrícola de produção, investigação e demonstrações com empresas de produtos, serviços e equipamentos de ponta.
Os colóquios são outros dos atractivos do certame, que irá debater temas como o potencial agrícola do Alqueva ou o porco de raça alentejana (ambos no dia 30 de Abril); a lã merina portuguesa, os novos agro-businesses ou a produção de hortícolas no Alentejo (tudo no dia 1 de Maio); a gestão e protecção da água no Alentejo, os touros em Portugal e o futuro da nova Política Agrícola Comum (2 de Maio); a fruticultura (3 de Maio), ou sobre a avaliação genética da raça bovina Limousine (4 de Maio).
E no dia 3 de Maio serão entregues os prémios do IV Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja.
A juntar a tudo isto não faltará a boa gastronomia alentejana e de outras regiões, presentes nas diversas tasquinhas e restaurantes e na II Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo (1 de Maio), assim diversas provas desportivas, concursos de animais e algumas actividades equestres e tauromáquicas.
Já a animação musical da Ovibeja estará a cargo de diversos grupos do Alentejo e dos mais conhecidos Gabriel O Pensador (dia 30 de Abril), Tango Paris e Aurora (1 de Maio), Buraka Som Sistema (2 de Maio) e o espectáculo “Factor X” (3 de Maio). Pelo meio, no dia 2 de Maio, ao final da tarde, a Ovibeja recebe dia 2 o espectáculo “Inatel ao Sul”, com a presença de diversos grupos etnográficos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima