O Alentejo (assim como o Ribatejo) é o destino nacional convidado da 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que arranca nesta quarta-feira, 12, no espaço da FIL no Parque das Nações.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, “sermos parceiros da BTL como destino convidado é uma grande oportunidade para promovermos ainda melhor os nossos dois destinos”.
“Afirmaremos o Alentejo afirma-se como um ‘destino com muitos destinos’ e o Ribatejo como um ‘destino com muito para contar’”, acrescenta o mesmo responsável.
Segundo a Turismo do Alentejo e Ribatejo, neste primeiro dia de BTL a comitiva oficial da inauguração “será recebida ao som e ao ritmo das tradições regionais”, com atuações do grupo Rouxinóis do Alentejo (Beja) e do Rancho Folclórico de Vila Nova de Erra (Coruche).
Entre quarta e sexta-feira, dias 12 a 14 de março, das 14h30 às 18h00, o espaço da BTL vai ganhar “ainda mais vida com a presença de personagens icónicas que irão interagir com os visitantes e apresentar-lhes algumas das experiências”.
No plano da gastronomia, o restaurante Alecrim, de Estremoz, vai representar o destino Alentejo, recebendo um jantar com compradores internacionais na noite desta quarta-feira.
“Este será um momento estratégico para apresentação das características diferenciadoras do destino a mais de 200 operadores” e “será ainda oportunidade de promover a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho”, acrescenta a entidade regional.
A Turismo do Alentejo e Ribatejo refere ainda que o seu stand terá mais de 1.200 m², reunindo os 58 municípios e 29 empresas da região, sendo que “ao longo dos cinco dias de feira vão suceder-se iniciativas que celebram a identidade e os projetos estratégicos do território”.
No caso dos municípios, a Câmara de Castro Verde vai aproveitar a BTL 2025 para divulgar a Reserva da Biosfera da UNESCO, “evidenciando as suas potencialidades naturais, culturais e gastronómicas, mas também o seu património, produtos e artesanato locais”.
O stand da autarquia castrense terá como foco a sexta edição do festival Sabores do Borrego, que se realiza de 4 a 6 de abril, estando agendada para sexta-feira, 14, pelas 12h00, uma sessão de apresentação do evento, seguida de um showcooking com o chef José Júlio Vintém, do restaurante “Tombalobos” (Portalegre) e a degustação de um prato à base de borrego.
No domingo, 16, às 16h00, destaque para uma prova de vinhos da Herdade das Fontes Bárbaras, produtor do concelho, que decorrerá em paralelo com a promoção do festival.
Já a Câmara de Beja aproveitará a BTL para apresentar, na sexta-feira, 14, às 15h00, a edição deste ano do festival Beja Romana.