Alentejo e Algarve vão promover em conjunto produtos turísticos das duas regiões

Alentejo e Algarve vão promover em conjunto produtos turísticos das duas regiões

As entidades regionais de turismo do Algarve e do Alentejo anunciaram esta quinta-feira, 15, em Beja, que vão promover em conjunto produtos turísticos das duas regiões, como o turismo de natureza e a gastronomia.
A parceria promocional foi apresentada numa conferência de imprensa pelos presidentes da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, e da Turismo do Algarve, Desidério Silva.
"Numa altura em que o país necessita de racionalizar e optimizar recursos", é "necessário" haver uma "colaboração estreita entre as duas entidades regionais de turismo" e, por isso, o Algarve e o Alentejo, devido à proximidade geográfica e de identidade, vão trabalhar em conjunto em diversas áreas do turismo, disse Ceia da Silva.
O Alentejo e o Algarve, apesar de terem produtos "muito próximos" e serem regiões interligadas, "estão muitas vezes de costas viradas", acrescentou Desidério Silva, defendendo que as duas regiões têm que trabalhar em conjunto para "aproveitar sinergias e complementaridades e demonstrar que as potencialidades não se esgotam nos territórios".
Entre os projectos a desenvolver, Ceia da Silva destacou um no âmbito do turismo de natureza, produto turístico que as entidades querem "solidificar" nas duas regiões, nomeadamente nos parques naturais do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e do Vale do Guadiana.
O projecto, num investimento de 200 mil euros, comparticipado por fundos comunitários (sendo que o esforço de cada uma das entidades é de 15 mil euros), será implementado nos próximos dois anos e inclui a criação de um guia de produto, de percursos pedestres e de BTT, cicloturismo e de observação de aves (<i>birdwatching</i>) e de ecovias.
Outro projecto prevê realizar, em Lisboa, um mercado emissor "importante" para o Alentejo e o Algarve, um evento gastronómico, provavelmente o Festival das Gastronomias Mediterrânicas, para divulgar os produtos endógenos, os chefes e os restaurantes das duas regiões.
Segundo Ceia da Silva, as duas entidades também vão trabalhar para haver materiais promocionais do Algarve nos postos de turismo do Alentejo e vice-versa e presenças institucionais das duas regiões nas principais feiras que se realizam no Alentejo e no Algarve.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima