Alentejo cria estratégia de adaptação às alterações climáticas

Alterações Climáticas 2

A nova Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo (ERAACA) inclui um total de 50 medidas em 10 setores para preparar a população e o território “para os impactos” das mudanças do clima na região.

Apresentada na passada semana, a ERAACA conta 50 medidas nos setores da biodiversidade, gestão de recursos hídricos, serviços de ecossistemas, energia, zonas costeiras e mar, desenho urbano, infraestruturas e equipamentos, transportes e comunicações, saúde e sistemas alimentares.

Entre as medidas apresentadas, está um programa de restauro ecológico, adoção de técnicas para aumentar a água no solo, reutilização de água, medidas para rega eficiente e o reforço da vigilância e dos alertas das temperaturas adversas.

A monitorização das zonas costeiras, reabilitação de dunas, promoção de energias renováveis e de novas práticas agrícolas, melhorar a resiliência de infraestruturas e equipamentos e apostar na arquitetura bioclimática são outras das medidas previstas na ERAACA.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima