Alentejo com mais 5,7% de novas empresas em 2017

Alentejo com mais 5

Nos primeiros seis meses de 2017 foram criadas mais 5,7% de novas empresas na região do Alentejo em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ainda assim, este número fica abaixo da média nacional, pois nos primeiros seis meses do ano foram constituídas em Portugal 20834 novas empresas, mais 6,5% que em 2016.
Os dados foram adiantados ao “CA” pelo economista Pedro Janeiro, natural da Vidigueira, e têm por base as mais recentes estatísticas oficiais do INE. Para o autor dop estudo, estes números demonstram que a assimetria regional nos indicadores de empreendedorismo é uma realidade assinalável em Portugal e preocupante para o Alentejo.
“O Alentejo, enquanto região, verifica crescimentos assimétricos assinaláveis nos indicadores de empreendedorismo. Por exemplo, a Lezíria do Tejo, que é a sub-região com maior peso na constituição de novas empresas em 2017, com 29,3% do total no Alentejo, apresenta um decréscimo de 5,1%”, sublinha Pedro Janeiro.
O economista acrescenta ainda que o Baixo Alentejo é a sub-região do Alentejo que mais evoluiu, com um crescimento de 28,4%, para um total de 253 novas empresas constituídas entre Janeiro e junho de 2017.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima