A gastronomia e os vinhos, o segundo motivo de visita ao Alentejo, a seguir à monumentalidade, são apostas para este ano dos responsáveis turísticos locais, que argumentam ser dois produtos estratégicos para a região.
“A primeira motivação de visita ao Alentejo é a monumentalidade e a segunda é a gastronomia e vinhos. Há muitas pessoas que vêm à região por ter uma gastronomia de excelência”, explicou hoje o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, António Ceia da Silva.
Na opinião do mesmo responsável, a gastronomia e os vinhos constituem "um dos produtos em que o Alentejo tem mais força” e, por isso, a Turismo do Alentejo prevê começar a executar, este ano, um programa ligado à gastronomia, o “Alentejo Bom Gosto”.
Este programa, explicou, pressupõe a elaboração da carta gastronómica do Alentejo, a certificação dos restaurantes da região de acordo com os critérios do serviço de utilização de ementas típicas e a criação de um roteiro de restaurantes.
Segundo António Ceia da Silva, o “Alentejo bom gosto” prevê ainda a venda de pacotes turísticos que permitem visitas a unidades de enoturismo, lagares e queijarias da região, entre outras medidas, para promover os produtos alentejanos.
