Alentejo, Algarve e Andaluzia apresentam plano de acção para cooperação

Alentejo

O Plano Estratégico de Acção para a Cooperação Transfronteiriça da euroregião formada pelo Alentejo, Algarve e Andaluzia (EuroAAA) entre 2014 e 2020 é apresentado na próxima terça-feira, 4 de Dezembro, em Évora, durante a terceira edição das “AndaLusíadas”.
Fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explica ao “CA” que o novo plano servirá para nortear “as acções e projectos a desenvolver naquele horizonte temporal pelos actores da cooperação transfronteiriça da Euroregião”.
As “AndaLusíadas”, promovidas pela CCDR do Alentejo, são um “marco importante para o conhecimento e promoção da Euroregião” e para a apresentação e debate de ideias de interesse comum, sendo que este ano o tema em destaque serão “As pontes que nos unem ao futuro”.
O programa da iniciativa compreende dois núcleos, sendo que o primeiro é composto pela apresentação da estratégia de cooperação transfronteiriça, construída com a participação de todos os agentes de todos os sectores das três regiões, seguindo uma visão crítica dos contornos gerais da Política de Coesão Territorial Europa 2020 e seus efeitos em termos de cooperação transfronteiriça.
A segunda parte das “AndaLusíadas” será dedicada a uma reflexão em torno de alguns dos sectores territoriais e sociais mais críticos para a Euroregião em termos de futuro, como a Protecção Civil, o Turismo, a Cartografia da Euroregião, a Saúde, o Emprego e a Competitividade.
“Estes temas serão abordados numa perspectiva de cooperação transfronteiriça, entre especialistas convidados pelas três regiões e os seus homólogos que farão o contraponto e animarão o debate”, refere a mesma fonte da CCDR, adiantando que no intervalo entre as sessões haverá lugar à apresentação da segunda obra de gastronomia produzida no âmbito da Euroregião.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima