Alentejo, Algarve e Andaluzia apresentam plano de acção para cooperação

Alentejo

O Plano Estratégico de Acção para a Cooperação Transfronteiriça da euroregião formada pelo Alentejo, Algarve e Andaluzia (EuroAAA) entre 2014 e 2020 é apresentado na próxima terça-feira, 4 de Dezembro, em Évora, durante a terceira edição das “AndaLusíadas”.
Fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explica ao “CA” que o novo plano servirá para nortear “as acções e projectos a desenvolver naquele horizonte temporal pelos actores da cooperação transfronteiriça da Euroregião”.
As “AndaLusíadas”, promovidas pela CCDR do Alentejo, são um “marco importante para o conhecimento e promoção da Euroregião” e para a apresentação e debate de ideias de interesse comum, sendo que este ano o tema em destaque serão “As pontes que nos unem ao futuro”.
O programa da iniciativa compreende dois núcleos, sendo que o primeiro é composto pela apresentação da estratégia de cooperação transfronteiriça, construída com a participação de todos os agentes de todos os sectores das três regiões, seguindo uma visão crítica dos contornos gerais da Política de Coesão Territorial Europa 2020 e seus efeitos em termos de cooperação transfronteiriça.
A segunda parte das “AndaLusíadas” será dedicada a uma reflexão em torno de alguns dos sectores territoriais e sociais mais críticos para a Euroregião em termos de futuro, como a Protecção Civil, o Turismo, a Cartografia da Euroregião, a Saúde, o Emprego e a Competitividade.
“Estes temas serão abordados numa perspectiva de cooperação transfronteiriça, entre especialistas convidados pelas três regiões e os seus homólogos que farão o contraponto e animarão o debate”, refere a mesma fonte da CCDR, adiantando que no intervalo entre as sessões haverá lugar à apresentação da segunda obra de gastronomia produzida no âmbito da Euroregião.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima