O programa operacional regional Alentejo 2030 acaba de lançar uma série de avisos em seis áreas de atuação, no âmbito dos Investimentos Territoriais Integrados assinados com as comunidades intermunicipais, com uma dotação total de 122,5 milhões de euros.
Na área das Infraestruturas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração, o aviso tem uma dotação de 24,2 milhões de euros, destinando-se à criação e modernização de infraestruturas de acolhimento empresarial.
“O objetivo é promover a competitividade e inovação nos municípios, facilitando a instalação e crescimento de empresas através da implementação de projetos de investimento na expansão ou aumento de capacidade de uma área de acolhimento empresarial existente, na criação de novas áreas de acolhimento empresarial e na requalificação de áreas existentes e projetos investimento para criação, expansão ou requalificação de Incubadoras de empresas de base não tecnológica”, explica a Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 em comunicado.
Já na área da Reabilitação e Regeneração Urbanas Geração, o aviso vai disponibilizar 40 milhões de euros para “revitalizar áreas urbanas degradadas, promovendo a sustentabilidade e a melhoria das condições de habitabilidade através de intervenções de reabilitação e regeneração urbanas”.
Na área da Educação, foram lançados dois avisos. Um no valor de 3,6 milhões de euros para Infraestruturas do Pré-Escolar e outro no valor de 26 milhões de euros para Infraestruturas do Ensino Básico, ambos tendo como objetivo “a melhoria das infraestruturas” dos respetivos ciclos de ensino.
Com o uma dotação de 18,7 milhões de euros, o aviso para a Refuncionalização de Equipamentos Coletivos e Qualificação de Espaços Públicos visa “a refuncionalização de equipamentos coletivos e a qualificação de espaços públicos”.
Por fim, na área da Mobilidade Urbana Sustentável, o aviso do Alentejo 2030 tem uma dotação de 10 milhões de euros e tem como objetivo “apoiar projetos que promovam a mobilidade urbana sustentável” e “melhorar a acessibilidade e reduzir a pegada ambiental das cidades, através da implementação de soluções de mobilidade ativa e soluções inovadoras e inteligentes que promovam a utilização multimodal”.
No comunicado, a Autoridade de Gestão do programa operacional refere que com estes avisos “reafirma o seu compromisso em apoiar o crescimento sustentável e equilibrado em todo o território nacional, através da melhoria das infraestruturas municipais”.