O programa operacional Alentejo 2030 tem abertas as candidaturas para dois avisos de concurso que visam acelerar a digitalização e modernização dos serviços públicos na região e também na Lezíria do Tejo, com uma dotação total de cerca de 3,2 milhões de euros.
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo indica que os avisos estão enquadrados nos Instrumentos Territoriais Integrados das Comunidades Intermunicipais (ITI CIM).
Estes apoios “oferecem uma oportunidade estratégica para os municípios, comunidades intermunicipais e freguesias melhorarem a acessibilidade, eficiência e segurança dos serviços que prestam a cidadãos e empresas”, salienta.
Um dos avisos, aberto até 30 de junho de 2025 e com uma dotação de três milhões de euros, disponibiliza financiamento para a concretização de projetos de infraestruturas digitais, desmaterialização de processos, serviços ‘online’ e reforço da cibersegurança.
Já o outro aviso, com uma dotação de 196.546,22 euros, foca-se na modernização digital das freguesias da região NUTS III Alto Alentejo, apoiando a criação e gestão de Espaços Cidadão, que “reúnem serviços de diversas entidades públicas num único balcão” e as candidaturas podem ser submetidas até 31 de dezembro.