Aldeia de Trindade recebe Núcleo Museológico do Brinquedo

A Câmara de Beja e a União de Freguesias de Albernoa e Trindade, em parceria com Francisco Janeiro, inauguram nesta quarta-feira, 1 de junho (Dia da Criança), pelas 18h00, o primeiro espaço museológico da aldeia de Trindade.

Segundo a Câmara de Beja, o PIÃO – Núcleo Museológico do Brinquedo da Aldeia de Trindade – Coleção Francisco Janeiro “é um lugar que pretende evocar os sorrisos e a leveza da infância a partir da coleção particular de brinquedos de Francisco Janeiro, um trindadense, que nasceu e brincou na Trindade para mais tarde correr mundo”.

A mesma fonte acrescenta que este núcleo pretende ser “um local de visita na aldeia capaz de transportar para os brinquedos nostálgicos do passado, desde piões, brinquedos de corda, clássicos carrinhos e bonecas e muitos outros”.

A par disso, a coleção disponibilizada por Francisco Janeiro evoca igualmente “diferentes geografias, permitindo que este percurso pelo passado se faça também de encontros entre diferentes povos e culturas”.

“Por essa razão, o acervo exposto será rotativo, com alterações temáticas três vezes por ano, beneficiando por isso da vasta coleção de Francisco Janeiro”, revela a autarquia.

O PIÃO está localizado num espaço do conjunto edificado dos serviços administrativos da União de Freguesias de Albernoa e Trindade, sendo visitável todas as manhãs dos dias úteis.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima