Albufeiras da Rocha e do Roxo vão ser limpas

Albufeiras da Rocha e do Roxo vão ser limpas

As albufeiras do Roxo, no concelho de Aljustrel, e do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, estão entre as oito em que o Governo vai investir cerca de 3,5 milhões de euros num programa de intervenções para aumentar a capacidade de armazenamento destas e melhorar a qualidade da água aí existente.
O Programa de Intervenções a Curto Prazo em Albufeiras foi apresentado nesta quarta-feira, 24, na barragem do Monte da Rocha pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
A obra prevista para a albufeira do Monte da Rocha vai decorrer entre os meses de Março e Junho e consiste na retirada de cerca de 20 toneladas de material orgânico (sedimentos), por forma a evitar a degradação da qualidade da água. Serão ainda construídos dois travessões permeáveis e galgáveis nas linhas de água afluentes à albufeira, no sentido de minimizar o assoreamento do seu fundo.
No Roxo os trabalhos decorrerão na mesma altura e visarão, igualmente, a retirada de cerca de 15 toneladas de sedimentos, nomeadamente na zona das linhas de água que drenam Santa Vitória e Penedo Gordo, assim como a construção de três travessões permeáveis e galgáveis nos braços de água que drenam Santa Vitória, Penedo Gordo e Beja.
Ambas as intervenções estarão a cargo da empresa Águas Públicas do Alentejo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima