Águas do Alentejo investe 87 milhões de euros

Águas do Alentejo investe

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) conta investir até ao final de 2014 cerca de 87 milhões de euros em novos projectos para o abastecimento de água e saneamento.
D acordo com o presidente do conselho de administração da AgdA, 60% das obras previstas já estão adjudicadas e destas “cerca de metade já estão em execução no terreno”.
“Se não tivéssemos o actual contexto económico já estaríamos mais avançados. Mas o que está em execução neste momento e as perspectivas que temos dá-nos boas expectativas que, de facto, consigamos executar todas as componentes candidatadas ao QREN até 2014”, acrescenta Joaquim Marques Ferreira.
De acordo com o presidente da AgdA, o plano de investimento inicial era de 227 milhões de euros, tendo sido dividido em duas fases.
A primeira, de 87 milhões de euros, será concluída até 2014 e está contratualizada com o QREN, que assume 70% do montante total.
Os restantes 30% são garantido pelo Banco Europeu de Investimento (20%) e por capitais próprios da empresa (10%).
“O remanescente (140 milhões de euros) será candidatado ao próximo quadro comunitário de apoio”, explica Marques Ferreira, crente que o projecto será novamente apoiado por Bruxelas.
“Esta região, neste sector em concreto – o abastecimento de água, saneamento e tratamento de afluentes – não tem sido propriamente muito beneficiada pelos fundos comunitários. Essencialmente pela falta que havia de um programa integrado de investimentos que abrangesse mais que um município e que desse sustentabilidade económico-financeira ao próprio modelo. Criado esse programa integrado, criado o instrumento, não vemos razão para que não haja fundos comunitários para esses investimentos”, justifica.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima