Água do Alqueva chega ao Roxo

Água do Alqueva chega ao Roxo

A barragem do Roxo recebe esta quinta-feira, 9 de Junho, o primeiro transvase de água a partir da albufeira do Alqueva, num momento testemunhado pelo comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos.
De acordo com a EDIA, serão aduzidos 15 milhões de metros cúbicos de água para o Roxo, destinados ao perímetros de rega do Roxo e ao abastecimento público aos concelhos de Beja e de Aljustrel.
Trata-se de "um marco histórico" para o concelho de Aljustrel, assinala o autarca Nelson Brito, sublinhando que assim se garante, “num momento em que a seca é uma realidade, os níveis de abastecimento de água às populações dos concelhos de Aljustrel e Beja, bem como os índices de abastecimento de água para fins agrícolas”.
A chegada da água do Alqueva ao Roxo está agendada para as 15h30, hora em que Phil Hogan e Capoulas Santos vão estar na sala de trabalho da mini-hídrica do Roxo para apertar o botão que permitirá a operação.
Depois, o comissário europeu e o ministro irão até ao paredão da barragem, participar numa cerimónia protocolar que inclui uma visita à sala do posto de comando da barragem e a inauguração de um monumento, situado junto à entrada no paredão, que assinala e perpetua o desenvolvimento do projecto do Roxo.
Por fim, os dois responsáveis irão conhecer a nova Plataforma Logística de Concentração e Expedição de Hortícolas do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, projecto da Agromais construído em Ervidel.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima