A água da albufeira do Alqueva vai chegar à barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, em 2021, garantiu no passado sábado, 17 de Fevereiro, o ministro do Ambiente. A garantia de João Matos Fernandes foi deixada em Beja, durante a assinatura do acordo de parceria entre a EDIA e o grupo Águas de Portugal, numa cerimónia onde também marcou presença o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.
Os protocolos assinados entre as duas empresas visam reforçar o abastecimento público no Alentejo, possibilitando, entre outros investimentos, a chegada da água do Alqueva ao Monte da Rocha (através da ligação à albufeira do Roxo), beneficiando o abastecimento público dos concelhos de Castro Verde e Ourique, e ao complexo industrial de Sines.
“É um investimento muito importante, onde dois ministérios e duas empresas de grande dimensão e capacidade técnica, dependentes desses ministérios, se colocam em conjunto a resolver um problema com vantagens para ambas”, observou com satisfação Matos Fernandes.
Já o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, sublinhou que a concretização destes investimentos são a prova que Alqueva é um empreendimento de “capacidade múltipla” que vai além da agricultura.
