Água do Alqueva chega a mais 15 mil hectares

Água do Alqueva chega

O vice-primeiro ministro, Paulo Portas, e a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, inauguram esta sexta-feira, 17, os blocos de rega de São Pedro, Baleizão e Quintos.
A cerimónia está agendada para as 17h30, na Estação Elevatória do Estácio, situada junto à estrada de Quintos.
Os novos blocos de rega, que entraram em testes no passado mês de Junho, estão equipados com uma estação elevatória e 459 hidrantes, beneficiando uma área total de cerca de 15 mil hectares, com 805 prédios rústicos e 448 proprietários.
As três empreitadas desta infra-estrutura de rega foram financiadas pelo Proder – Programa de Desenvolvimento Rural e representaram um investimento global de perto de 60 milhões de Euros.
Os circuitos hidráulicos de São Pedro/ Baleizão e de Baleizão/ Quintos integram uma grande estação elevatória (São Pedro), duas barragens (Amendoeira e Magra), uma estação de filtração e um reservatório.
Estas empreitadas, co-financiadas pelo POVT, orçaram em cerca de 38 milhões de euros e permitirão também, a curto prazo, o reforço do abastecimento público ao concelho de Beja.
De momento, o projecto do Alqueva conta com cerca de 88 mil hectares em exploração, estando em curso trabalhos para a instalação de mais cerca de 30 mil hectares, com vista à sua conclusão até final do corrente ano.
Na próxima campanha de rega, em 2016, Alqueva regará perto de 120 mil hectares.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima