O vice-primeiro ministro, Paulo Portas, e a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, inauguram esta sexta-feira, 17, os blocos de rega de São Pedro, Baleizão e Quintos.
A cerimónia está agendada para as 17h30, na Estação Elevatória do Estácio, situada junto à estrada de Quintos.
Os novos blocos de rega, que entraram em testes no passado mês de Junho, estão equipados com uma estação elevatória e 459 hidrantes, beneficiando uma área total de cerca de 15 mil hectares, com 805 prédios rústicos e 448 proprietários.
As três empreitadas desta infra-estrutura de rega foram financiadas pelo Proder – Programa de Desenvolvimento Rural e representaram um investimento global de perto de 60 milhões de Euros.
Os circuitos hidráulicos de São Pedro/ Baleizão e de Baleizão/ Quintos integram uma grande estação elevatória (São Pedro), duas barragens (Amendoeira e Magra), uma estação de filtração e um reservatório.
Estas empreitadas, co-financiadas pelo POVT, orçaram em cerca de 38 milhões de euros e permitirão também, a curto prazo, o reforço do abastecimento público ao concelho de Beja.
De momento, o projecto do Alqueva conta com cerca de 88 mil hectares em exploração, estando em curso trabalhos para a instalação de mais cerca de 30 mil hectares, com vista à sua conclusão até final do corrente ano.
Na próxima campanha de rega, em 2016, Alqueva regará perto de 120 mil hectares.
