Aeroporto de Beja: Primeiro avião descola rumo a Cabo Verde com quase 70 pessoas a bordo

Aeroporto de Beja: Primeiro avião descola rumo a Cabo Verde com quase 70 pessoas a bordo

Quase 70 passageiros partiram esta quarta-feira, 13, ao final da tarde, rumo a Cabo Verde, a bordo do primeiro avião comercial a descolar do aeroporto de Beja, um Boeing da companhia cabo-verdiana TACV.
À hora prevista, cerca das 18h20, o avião abandonou a placa de estacionamento do aeroporto e dirigiu-se para a pista militar da Base Aérea n.º 11, de onde descolou para Cabo Verde.
O embarque dos passageiros foi efectuado enquanto decorria a cerimónia simbólica que assinalou o primeiro voo a partir do aeroporto de Beja, a que assistiram o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e o secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos.
Numa tarde primaveril, a operação decorreu sob o olhar atento de dezenas de populares que assistiram à descolagem do avião e que se encontravam no exterior do perímetro da infra-estrutura aeroportuária.
Além dos muitos elementos da PSP no interior do terminal civil e da GNR no exterior das instalações, as primeiras pessoas que chegaram foram os passageiros, quer da parte institucional, quer os turistas.
No local, marcaram presença alguns dirigentes da Associação Sindical dos Profissionais da Policia (ASPP/PSP) para manifestar o seu descontentamento em relação ao duplo policiamento efectuado pela GNR e PSP no aeroporto.
"Hoje, há mais policiamento neste aeroporto do que vulgarmente em qualquer outro aeroporto do país e até diria dos aeroportos mais movimentados da Europa", disse à Lusa o vice-presidente das ASPP/PSP, Manuel Morais, mostrando-se "indignado" com o "grande dispositivo da GNR num aeroporto cuja segurança foi atribuída à Polícia, alegou.
Apesar de o aeroporto de Beja ainda não estar certificado, nem a operar, funcionou hoje para realizar o primeiro voo excepcional, com os 70 passageiros a terem como destino final o município cabo-verdiano de São Filipe, na ilha do Fogo.
O voo, promovido pela Câmara de Ferreira do Alentejo, é o ponto de partida para uma viagem de oito dias, com regresso no dia 20, para assinalar a geminação entre o município alentejano e o de São Filipe.
O aeroporto de Beja funcionou hoje com todos os serviços aeroportuários imprescindíveis para o normal acolhimento e processamento de passageiros”, como os de “check-in”, segurança e restauração.
O voo realiza-se num Boeing 757-200ER, da companhia aérea TACV – Cabo Verde Airlines.
No voo embarcaram 67 passageiros, 40 da missão empresarial e institucional e 27 turistas que compraram bilhetes através dos operadores turísticos que comercializaram a viagem.
O serviço de “handling” foi assegurado pela empresa Portway e o “check-in” dos passageiros começou duas horas antes do voo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima