Aeroporto de Beja assinala três anos de actividade

Aeroporto de Beja assinala

Em três anos o aeroporto de Beja processou 6.624 passageiros, movimento positivo para a ANA, mas "aquém das expectativas" da autarquia e dos empresários da cidade.
Desde que começou a operar, a 13 de Abril de 2011, o aeroporto de Beja, realizou, através de sete companhias aéreas, 245 movimentos de aeronaves, sendo a "maioria" de operações charter não regulares, que transportaram cerca de 93% dos passageiros, diz à Agência Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal, que gere a infra-estrutura.
Dos primeiros três anos do aeroporto de Beja, a fonte destaca 2013, ano em que o movimento de aeronaves mais do que duplicou, aumentando 110%, o tráfego de passageiros subiu 16% e a aviação executiva cresceu 185% em relação a 2012.
Segundo a ANA, em 2011, o primeiro ano, o aeroporto de Beja processou 90 movimentos de aeronaves e 2.281 passageiros, em 2012, o pior ano, processou 50 movimentos e 2.011 passageiros e em 2013, o melhor ano, processou 105 movimentos e 2.332 passageiros.
Em termos globais, o balanço da actividade do aeroporto de Beja é "positivo", diz a fonte, frisando que a ANA está "consciente da morosidade e da complexidade" que "normalmente" reveste o lançamento de uma infra-estrutura aeroportuária.
Em declarações à Lusa, o vereador da Câmara de Beja Manuel Oliveira diz que o aeroporto "está aquém das expectativas e não funciona como seria desejável" e os primeiros três anos foram "afectados por uma conjugação de constrangimentos", como "a falta de acessibilidades adequadas para Lisboa e Algarve".
Para o presidente do NERBE, Filipe Pombeiro, o balanço dos primeiros três anos do aeroporto, "globalmente, dentro dos constrangimentos, é positivo".
No entanto, o dirigente associativo refere à Lusa que "gostaria" que o aeroporto "estivesse numa fase mais desenvolvida".

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima