Admnistração do Porto de Sines paga ao Estado 5,3 milhões de euros de dividendos

Admnistração do Porto de Sines paga ao Estado  5

A Administração do Porto de Sines (APS) anunciou ter pago ao Estado, pela sua participação no capital da empresa, 5,3 milhões de euros de dividendos referentes ao exercício de 2010.
Em comunicado, a APS divulgou ter apresentado, no ano transacto, um “volume de negócios de 31 milhões de euros, livres de endividamento”, com uma “autonomia financeira” de 79 por cento.
A empresa destacou também o crescimento de 23 por cento na movimentação de carga contentorizada no primeiro semestre de 2011, tendo registado um “volume total de 203.389 TEU” (contentores de 20 pés), correspondendo a 11,7 milhões de toneladas de mercadorias, contra os 164.992 TEU movimentados no mesmo período do ano passado.
Segundo a APS, para este resultado contribuiu um “crescimento de 18 por cento” na movimentação de carga geral, 15 por cento no gás natural liquefeito, 16 por cento nos granéis sólidos e 28 por cento nos produtos petroquímicos.
Pelo contrário, a empresa verificou uma quebra de 20 por cento na movimentação de produtos petrolíferos, explicada pela “paragem da refinaria de Sines para efeitos das obras de interligação da nova fábrica”.
No primeiro semestre do ano, a empresa registou também um aumento de 23,3 por cento “ao nível das exportações por contentor”, o que evidencia, de acordo com a APS, “a tendência crescente” da escolha do Porto de Sines por empresas ibéricas para a exportação das suas mercadorias.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima