Adega da Vidigueira lança vinho de talha

Adega da Vidigueira

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) lançou neste fim-de-semana o vinho “Vila Alva/ Vinhas Centenárias”, um vinho de talha produzido exclusivamente a partir de uvas brancas provenientes de vinhas com mais de 100 anos.
O novo vinho é fruto do processo de vinificação deixado pelos romanos e adoptou o nome da freguesia do concelho de Cuba onde se encontram as vinhas mais antigas desta zona do país, muitas delas plantadas antes de 1930.
“O ‘Vila Alva’ foi feito a partir de uvas de vinhas centenárias, que produzem cachos mais concentrados, complexos em aromas e sabores. É por isso que o ‘Vila Alva’ é um vinho único, intenso e cheio de personalidade. Produzimos nas nossas talhas um vinho totalmente diferente daqueles que a Adega produz regularmente”, sublinha o enóilogo da ACV, Luís Morgado Leão.
“Esta iniciativa da ACV tem também como objectivo preservar o riquíssimo património vitícola desta região. É um património que tende a desaparecer, e por haver ainda um número substancial de vinhas com estas características, queremos preservá-las, e tudo faremos para que se mantenham por muitos e bons anos”, acrescenta José Miguel Almeida, presidente da administração da Adega.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima