ACT considera que segurança tem de melhorar no porto de Sines

ACT considera que segurança

O inspector-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) admite a necessidade de melhorias nas condições de segurança do terminal de contentores do porto de Sines, na sequência da morte de um trabalhador na madrugada de quinta-feira, 4.
As condições de trabalho no Terminal XXI, concessionado à PSA Sines, “não são alarmantes”, refere Pedro Pimenta Braz, no entanto, “há determinadas medidas que as empresas [a operar no local] terão de implementar”.
O responsável aponta a necessidade de “melhorar e implementar claramente a formação” dos trabalhadores portuários e de “transformar em medidas concretas no terreno” os documentos com as regras de segurança, que não podem ser apenas “formalidades administrativas”.
O trabalho portuário “é um outro mundo em termos de questões técnicas de segurança”, afirma o inspector-geral da ACT, vincando que as “operações de risco” realizadas “exigem grande rigor”.
A ACT abriu um inquérito, que está a decorrer, para apurar as circunstâncias em que ocorreu o acidente que vitimou um supervisor de operações natural de Aljustrel, que trabalhava para a empresa Labor Sines.
Segundo Pedro Pimenta Braz, o funcionário estava no convés de um “cargueiro de grandes dimensões”, a orientar o trabalho do manobrador de grua, quando caiu para o porão, numa queda de “20 a 30 metros” de altura.
O acidente ocorreu quinta-feira, 4, de madrugada, tendo os Bombeiros Voluntários de Sines recebido o alerta cerca das 2h00.
O comandante da corporação, Vítor Pereira, referiu nessa manhã à Lusa que o trabalhador apresentava “uma série de fracturas nos membros superiores e inferiores”.
Os bombeiros e os técnicos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano “tentaram fazer a reanimação [do homem], durante uma série de tempo”, mas este acabaria por morrer no local.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima