Acção de formação em Beja ajuda idosos na prevenção de acidentes domésticos

Acção de formação em Beja ajuda idosos na prevenção de acidentes domésticos

A Fundação MAPFRE retoma esta terça-feira, 17, em Beja, as acções de formação, em conjunto com a Direcção Geral de Saúde (DGS), no âmbito do programa "Com Mais Cuidado", um projecto que promove o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade.
A acção "Com Mais Cuidado: Prevenção de acidentes e envelhecimento activo" vai realizar-se na Escola Superior de Saúde de Beja e visa actualizar os técnicos participantes de conhecimentos e recursos ao nível da prevenção de acidentes domésticos no contexto do envelhecimento activo, assim como melhorar competências para avaliar o risco de quedas em ambiente doméstico e adaptar o espaço casa às necessidades das pessoas idosas.
“No fundo, este encontro pretende contribuir para a generalização e prática do conceito de envelhecimento activo e incentivar os profissionais de saúde na implementação de projectos de prevenção de acidentes domésticos com pessoas idosas”, refere ao "CA" Gregória Von Amann, chefe do Serviço de Saúde Pública da Divisão de Saúde no Ciclo de Vida da DGS e uma das participantes na acção da formação.
Dados do Observatório Nacional de Saúde revelam que mais de 65% dos acidentes registados em pessoas com mais de 65 anos ocorre em casa.
Para além dos acidentes provocados por intoxicações e queimaduras, o principal mecanismo de lesão é a queda, com uma frequência de 76% entre as pessoas idosas entre os 65 e os 74 anos e de 90% entre os indivíduos com mais de 75 anos.
As consequências físicas mais comuns destes acidentes são traumatismos, choques violentos e ferimentos, em mais de 50% dos casos nos membros e na cabeça.
"Com Mais Cuidado" é um projecto que integra acções de formação, divulgação e sensibilização junto da população sénior e daqueles que contribuem para melhorar o seu dia-a-dia, nomeadamente os seus familiares, os técnicos e profissionais de saúde.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima