A “beleza” da terceira idade para ver em Mértola

Promover “a autoestima dos idosos” e o “reconhecimento da beleza neste ciclo de vida” são os principais objetivos da exposição de fotografia “realIDADES”, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), através da sua Ludoteca Itinerante.

A mostra, composta por 31 imagens captadas pela câmara da fotógrafa profissional Sandra Ventura, foi inaugurada nesta segunda-feira, 6, na Casa das Artes Mário Elias, em Mértola, onde vai estar patente até final deste mês de junho.

Trata-se de um trabalho que explora “sem preconceitos o conceito de beleza” do meio, física ou interior, ao mesmo tempo que valoriza “os encantos” de quem partilhou“as suas vivências e histórias”, explica ao “CA” a coordenadora da Ludoteca Itinerante da SCMM, Maria Emília Colaço.

Segundo esta responsável, a exposição resulta de um desafio lançado a Sandra Ventura, que tirou fotografias aos idosos que participam no projeto da Ludoteca. O resultado são 92 imagens de idosos “nas suas rotinas diárias”, das quais 31 estão expostas em painéis na Casa das Artes Mário Elias e as restantes em formato digital.

São imagens que “nos convidam a refletir o conceito de beleza e mostram que a mesma não tem limite de idade”, diz Maria Emília Colaço. “Todas as fases da vida do ser humano são importantes e chegar a esta fase da vida é por si só um testemunho de vivências, uma experiência de vida e transmissão de conhecimentos que devemos valorizar”, acrescenta.

A par disto, a exposição também mostra “a beleza que é também chegar a esta idade e ainda estarmos ativos e colaborarmos neste tipo de projetos”, reforça Maria Emília Colaço.

A iniciativa “realIDADES” é fruto do trabalho desenvolvido pela Ludoteca Itinerante da Misericórdia de Mértola, contando com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian (que cofinancia o projeto), Câmara de Mértola, Junta de Freguesia de Mértola, Fidelidade Seguros, Somincore Delta Cafés.

Além da exposição, o programa da iniciativa inclui ainda sessões de contos para crianças (nesta quinta-feira, 9 e dia 29 de junho, ambas às 15h30), o lançamento do livro Ludoteca Itinerante: Histórias contados pelos nossos avós (terça-feira, 14, às 18h00), o espetáculo gímnico “Portugalidades”, pelo grupo MAG, da EB 2,3/ Secundária de Mértola (quarta-feira, 15, às 20h30), e a mesa-redonda “O envelhecimento em casa e na comunidade – Oportunidades e desafios” (dia 30 de junho, às 15h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima