A inauguração de uma exposição sobre a obra dos artistas plásticos João Manuel Navarro Hogan e Virgílio Domingues e um concerto com o maestro António Victorino D’Almeida marcam a “agenda cultural” desta sexta-feira, 9, na vila de Mértola.
A exposição, que tem curadoria de José Alexandre de São Marcos, é inaugurada pelas 18h00 na Galeria do Castelo, reunindo a obra do pintor João Manuel Navarro Hogan (1914–1988) e do escultor Virgílio Domingues (1932).
Segundo a Câmara de Mértola, a mostra “apresenta obras de escultura, gravura e matrizes, desenho e pintura, incluindo ainda elementos preparatórios que permitem ao visitante aproximar-se dos processos produtivos e conceptuais das obras de arte”.
“A proposta do curador convida a olhar para o percurso e transformação da matéria pela ação manual e intelectual na construção das peças”, acrescenta o município.
Para a noite, a partir das 21h00, está previsto um concerto na Igreja Matriz de Mértola com o maestro Antonio Victorino D’Almeida, que vai estabelecer “uma segunda ponte entre diferentes linguagens artísticas”.
“Pintura, escultura, música e património encontram-se assim, numa mesma noite, reforçando a vocação de Mértola como espaço de encontro entre criação contemporânea, memória e identidade”, frisa a Câmara Municipal.












