Promover o território do concelho de Odemira “como destino de excelência para a prática desportiva em plena natureza” é o objetivo de mais uma edição da FEI-TUR – Feira de Turismo do SW, que a Câmara Municipal promove até domingo, 14, em Vila Nova de Milfontes.
Promovida em parceria entre o Município de Odemira e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, a iniciativa arranca nesta quinta-feira, 11, e “marca o calendário anual do turismo na região”, constituindo “uma verdadeira festa que promove o território de Odemira como destino de excelência para a prática desportiva em plena natureza”, explica a autarquia.
A mesma fonte acrescenta que a edição deste ano inclui no programa atividades de animação turística e desportiva, artesanato, provas de vinhos, gastronomia, produtos locais, música, workshops e animação infantil.
O certame conta ainda com a presença de unidades de alojamento e de empresas de animação turística, restaurantes, produtores de agroalimentares e artesãos do concelho.
Segundo a autarquia, “as ‘Experiências no Mira’ são o grande destaque, com disponibilização de dezenas de atividades de turismo de natureza para toda a família”, como passeios de burro, de barco, de tuk tuk ou kayak, demonstrações de stand up paddle e aulas de surf, provas desportivas e uma caminhada, entre outras iniciativas.
O programa da feira inclui também um cruzeiro ao mira destinado a veleiros, workshops e showcookings.
A música é outro dos destaques do evento, com espetáculos, entre outros, do Anda Mula Trio (na quinta-feira, 11, às 22h00), do grupo Com Alma (sexta-feira, 12, pelas 22h00), de Fil Costa (sábado, 13, às 21h00) e do Rodrigo Correia Quartet (domingo, 14, pelas 20h00). Está ainda previsto um “concerto surpresa” para as 19h00 de sábado, 13, assim como alguns momentos de cante alentejano.
Em simultâneo, a FEI-TUR e Vila Nova de Milfontes recebem nestes dias o Festival de Aves, organização pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com a Câmara Municipal, que visa “valorizar o vasto património natural e cultural de Odemira, bem como aproximar a população da natureza e sensibilizar para a importância da conservação dos habitats e da biodiversidade local”.
O Festival de Aves propõe várias atividades gratuitas e pensadas para diferentes públicos, desde observadores de aves a famílias com crianças, nomeadamente passeios de observação de aves em horário diurno e ao pôr do sol.
Para esta sexta-feira, 12, das 17h00 às 19h00 está previsto o “Escape Game das Aves”, atividade que desafia os participantes a resolver enigmas e códigos inspirados no mundo das aves. A iniciativa repete-se na tarde de sábado, 13, a partir das 16h00, já depois do atelier infantil “Ovos Musicais”.









