A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tem em curso um investimento total de cerca de 7,5 milhões de euros para “melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde” prestados no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
De acordo com a instituição, em comunicado enviado ao “CA”, as obras concretizadas e em curso integram a “estratégia definida no Plano de Desenvolvimento Organizacional 2025 da ULSBA”.
Nesse âmbito, na área do bloco operatório, foram adquiridos diversos equipamentos, como mesas, cadeiras e equipamentos cirúrgicos, enquanto para o internamento chegaram 86 camas articuladas elétricas e nove camas pediátricas especializadas, além de máquinas de lavar arrastadeiras, monitores cardíacos e desfibrilhadores;.
O investimento realizado pela USLBA inclui também novos equipamentos para os serviços de Urgência, de Medicina Intensiva, de Anatomia Patológica, de Esterilização, Farmacêuticos, de Ginecologia/ Obstetrícia, de Imagiologia, de Oftalmologia e de Psiquiatria.
Foram ainda adquiridas novas viaturas, novos equipamentos de diagnóstico e sistemas e tecnologias de informação, assim como requalificadas as instalações e equipamento de produção térmica do parque de frio e criadas unidades de produção de energia fotovoltaica.
Segundo a ULSBA, este conjunto dos investimentos “já realizados e/ou em curso totalizam cerca de 7,5 milhões de euros”.
Esta montante resulta, “para além de cerca de dois milhões de euros de fundos próprios, de financiamento obtido através de candidatura submetida e integralmente aprovada ao programa operacional Alentejo 2030, no valor de 4,35 milhões de euros”.
A ULSBA garantiu ainda 720 mil euros atribuídos pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), e cerca de 438 mil euros do Fundo Ambiental”.
No comunicado, o conselho de administração da instituição frisa aguardar “ainda, com legitimas expetativas, que o valor atribuído à ULSBA no âmbito do PRR seja significativamente aumentado na reprogramação que se encontra em curso por parte do Ministério da Saúde, o que a acontecer permitirá concretizar de imediato mais alguns importantes investimentos”.









