Feira de Garvão celebra tradições do mundo rural

As tradições do mundo rural vão estar destaque neste fim de semana, 8 a 10 de maio, em Garvão, na feira organizada pela Câmara de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano, e que inclui também a 30ª edição da Exposição Agropecuária.

Com séculos de história, a Feira de Garvão “reúne o melhor do mundo rural”, com exposições de gado, concursos pecuários, provas equestres, gastronomia, artesanato, cante alentejano e muita animação.

“A Feira de Garvão é a mais tradicional, mais genuína e mais rústica do sul do país e tem isso de especial. É diferenciadora pela rusticidade, pela tradição que carrega e é, por isso, um momento importante de afirmação das nossas tradições e do nosso mundo rural”, diz ao “CA” o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Guerreiro [ver entrevista ao lado].

O eleito diz ainda esperar “que sejam três dias importantes para o concelho de Ourique”, assim como “para a afirmação” das suas tradições.

Por isso, afiança, “a expectativa é sempre de muita gente, de muitos visitantes a virem a Garvão para viver o espírito e as tradições da feira”.

A edição deste ano da Feira de Garvão arranca nesta sexta-feira, 8, pelas 10h00, com o Encontro de Produtores da Raça Garvonesa e a palestra “Raça Garvonesa: Sanidade e Biosegurança”, enquanto pelas 11h00 inicia-se a Conferência Internacional de Carne do Alentejo, numa parceria da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo com a Associação de Agricultores do Campo Branco. E para sábado, às 10h30, está agendada a palestra “Reflexões sobre o mercado do porco alentejano”.

“A Feira de Garvão é a mais tradicional, mais genuína e mais rústica do sul do país e tem isso de especial”, diz o autarca de Ourique, Marcelo Guerreiro

A música é um dos grandes destaques do certame, sendo que para esta sexta-feira, 8, está previsto baile com Ricardo Glória (21h00 e depois das 1h00), a atuação do grupo Alentons (22h30) e um concerto de Los Romeros (23h45).

Já no sábado, 9, sobem ao palco Mickael Carreira (22h30) e Los Chupitos (23h45), estando ainda agendado um baile com Nelson Santos (1h30), enquanto no dia seguinte atuam os grupos Coral Infantil do Concelho de Ourique (16h00) e Somos do Alentejo (16h30) e o cantor Jorge Guerreiro (17h30).

Para domingo, 10, está ainda prevista uma homenagem a Manuel Faustino e Francisco Aires, pelas 12h00, assim como um encontro de cante ao baldão, a partir das 14h30.

O programa da Feira de Garvão inclui igualmente vários momentos de equitação livre, demonstrações de equitação de ensino e de trabalho e de atrelagem, um leilão de jovens reprodutores de porco de raça alentejana, o IV Concurso Regional do Cão da Serra D’Aires, o XXIV Concurso Regional de Rafeiro Alentejano, demonstrações de ordenha e de tosquia de ovinos, uma visita de pastores e uma corrida de toiros.

Demonstrações de artesanato, iniciativas de sensibilização ambiental, showcookings, tasquinhas, momentos de cante alentejano e um espetáculo equestre, na noite de sábado, 9, pelas 21h00, são outros dos destaques na programação do evento.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima