A empresa Ambilital, que gere o sistema de recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos em sete concelhos dos distritos de Beja e Setúbal, acaba de concretizar um investimento de quase cinco milhões de euros para aumentar a sua “capacidade de reciclagem, melhorar a valorização de resíduos e reduzir o encaminhamento para aterro”.
De acordo com a empresa, que tem sede em Ermidas-Sado (Santiago do Cacém), o investimento foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Fundo Ambiental, estando alinhado com as metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU 2030) e com o seu Plano de Ação Multimunicipal de Resíduos Urbanos (PAPERSU).
Entre os principais resultados, a Ambilital destaca “o reforço da capacidade de triagem de embalagens plásticas e metálicas, que passou de 1.512 toneladas por ano para 10.080 toneladas por ano, aumentando significativamente a recuperação de materiais recicláveis e a eficiência do processo de separação”.
No âmbito do projeto, “foi igualmente modernizada e reativada a linha de recuperação de vidro, criando uma capacidade adicional de 6.720 toneladas por ano, permitindo valorizar mais vidro recolhido seletivamente e reduzir o consumo de matérias-primas naturais”.
Ao nível da recolha seletiva, a Ambilital “reforçou a rede de ecopontos e contentores, alargando a cobertura territorial do serviço, com especial incidência em zonas rurais e áreas com maior pressão turística, facilitando o acesso da população à separação de resíduos”, explica.
A empresa acrescenta que, no que toca à gestão de resíduos volumosos, como mobiliário, colchões, madeiras e ramagens, “foi também reforçada através da aquisição de contentores compactadores, solução que permite melhorar a logística de recolha e potenciar a recuperação e valorização destes materiais”.
Outra das intervenções “estruturantes” no âmbito deste investimento foi a instalação de um sistema de osmose inversa para tratamento de lixiviados, com capacidade para 35.056 m³ por ano, “reduzindo o impacto ambiental associado à deposição em aterro e promovendo a recuperação de água para reutilização”.
De acordo com a Ambilital, este conjunto de investimentos “reforça a sua contribuição para os objetivos nacionais e europeus definidos para o setor, nomeadamente aumentar a preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos para 60% até 2030, bem como reduzir a deposição em aterro para menos de 10% até 2035”.
A Ambilital é a responsável pela gestão do sistema integrado de recolha, tratamento e valorização dos resíduos urbanos nos concelhos de Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Odemira, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.








